Deve haver toque de recolher para jovens?
Posted by Nathan | Posted in ICF Debate | Posted on
6
A galera sempre teve hora de voltar para casa, mas eram os pais que determinavam tal hora, agora, é a polícia quem determina.
Algumas cidades brasileiras adotaram o sistema de toque de recolher em Outubro de 2009, ou seja, não tem muito tempo.
Mais de 20 cidades já adotaram, e muitas estão estudando essa possibilidade. Cuidado, a sua pode estar na lista, já pensou?
Resumindo, é assim que funciona:
Menores de 18 anos flagrados nas ruas após as 23 hrs., são levados para casa ou detidos até que os pais os busquem.
Essa lei, visa reduzir a criminalidade entre os jovens e, consequentemente, á noite.
Será que assim que deve ser feito?
Prós:
- Com os menores em casa mais cedo, diminui o risco de contato com as drogas, bebidas alcoólicas e pessoas de índole criminosa.
- As estatísticas comprovam que essa medida reduz o número de crimes envolvendo jovens. Com dados de até 95% de redução de criminalidade.
- Com o toque de recolher, evita-se que quem estuda à noite mate aula para ficar andando nas ruas. Para os que estudam de manhã, o efeito também é positivo, já que os jovens dormem mais cedo, acordando dispostos no dia seguinte.
- Essa lei é adotada com sucesso no exterior. Em San Antonio, no Texas, o número de vítimas jovens caiu 84% com a medida.
- É óbvio que, com menos pessoas nas ruas, o índice de criminalidade cai. Mas o problema da insegurança continua. Em vez de tirar os jovens da rua, devia-se tornar a rua mais segura para que os jovens possam frequenta-las sem problemas.
- Repressivo, o toque de recolher fere o direito de ir e vir do joven, garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Impor essa norma significa criminalizar o jovem somente pela sua presença no espaço público, o que é um absurdo.
- Com essa lei, os jovens crescem numa espécie de "bolha social", sem contato com a realidade à sua volta. Impedindo o aspecto essencial da vida, a socialização.
- No Brasil, a medida só faz sentido em casos específicos e, ainda assim, deveria ser adotada só temporariamente, por exemplo, quando há uma onda de violência em uma cidade pequena.
O que acha dessa lei que já tem 3 meses de duração e pode se concretizar em mais cidades?
Deve ter,mas moderado!
Eu sou contra o toque de recolher para menores de idade! Quem deve determinar isso são os pais ou responsáveis. A menos que o jovem já seja fichado ele deve ser controlado quando sair e em seus horários. Caso contrário é injusto com os outros jovens que saem e não fazem nada de errado.
Pessoalmente, acho ridículo.
Quem determina uma coisa dessas são velhos que não souberam viver, ou viviam no mato sem ter nada o que fazer...
UHauhauhauhauhauh, pois é em todas as leis existe o lado positivo e negativo, porém eu acho que o lance é se aprofundar em uma educação mais sadia, sem proibiçao e etc... Em pleno século 21, um país que se diz tão democrático uma lei desas acaba sendo ridiculo mesmo...
Nathan, prazer. Meu nome é Valéria colaboro no Só Pensando e vc me deixou um recado querendo contato com os blogueiros do espaço... Tb tenho meu blog pessoal que é www.valeartenaveia.blogspot.com visite tb...
No orkut vc me acha como Lelinha Oliveira (sou a primeira da foto), valeu?
P.s Tem post novo no Só Pensando...
Abraço...
Sou menor de idade e sou a favor. As vezes os filhos não obedecem o que os pais determinam ou o pai deixa o filho fazer o que quiser. Acho que essa lei ajudaria a fazer o que alguns pais não fazem ou não conseguem fazer: impor limites.
Mas pense nos problemas e nas contradições do governo e do senso comum.
Do governo, eles entram em contradição com o direito de ir e vir do jovem.
E da parte dos pais, que não devem impor limites, mas sim, conquistar respeito.
Assim como vc deve ser contra um pai que IMPÕE respeito, e não o conquista.